segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Informática I e II - Bits (binários) e Hexadecimais: Para que serve isto? (Aplicações)




Olá I e III Semestres,

Na resolução da lista I, transitamos entre questões que envolviam os sistemas binários, decimais e hexadecimais tendo como aplicação a Tabela ASCII.
Veremos então mais algumas aplicações destes números:

No processamento de dados (software e hardware)

Hardware


















  • Processador - Os processadores para computador lançados atualmente são de 64bits, superando os anteriores de 32 bits ( sobre 32 bits veja aqui) . É assim são chamados, operam com 64 valores binários aleatórios e consequentemente 2^64 = 1.84467441 × 10^19 sinais elétricos (2 elevado a 64, como fazemos com os campos binários) . Para uma leitura rápida veja aqui ou aqui. Uma analogia que podemos fazer é a seguinte: um ônibus (16bits) uma carreta (32bits) e um bi-trem (64 bits) desenvolvem velocidades semelhantes mas cada um tem um capacidade de carga diferente.
  • Placa de Vídeo - Para se descrever uma imagem com realismo no computador é necessária grande quantidade de bits. Imagens bidimensionais (fotos, gravuras, desenhos) ocupam até 32 bits de processamento gráfico. Já as imagens 3D (sólidos, geométricos, figuras espaciais) vão, até o presente momento processadas em 512 bits, pois envolvem iluminação, posicionamento, sombreamento, nitidez, coloração, textura etc. Observe a tabela de placas gráficas da fabricante ATi, abaixo:

Chip Gráfico

Clock

Clock da Memória

Memória

Taxa de Transf. Memória

Radeon 9200

250 MHz

400 MHz

128 bits

6,4 GB/s

Radeon 9250

240 MHz

400 MHz

128 bits

6,4 GB/s

Radeon 9250 SE

240 MHz

400 MHz

64 bits

3,2 GB/s


A quantidade de processamento simultâneo é dado pelo produto clock * memória = EX: 128/8 *400 = 6400MB ou 6,4GB (Radeon 9200)
Até mesmos os celulares é vísivel quanto este possui mais bits de vídeo mais detalhamento é feito na tela.
  • BIOS - É um componente da placa mãe que contem todas as informações sobre a mesma. Geralmente ela é programada em hexadecimal. É a BIOS que gerencia o uso das portas lógicas do computador (ex: encaminha informação do teclado para a memória principal e dali para a placa de vídeo).

    HP Pavilion Series 3100 & 8000 BIOS Post Codes:

    02 Verify real mode
    03 Disable NMI
    04 Get processor type
    06 Initialize system hardware
    08 Initialize chipset with POST values
    09 Set IN-POST flags
    0A Initialize CPU registers
    0B Enable CPU registers
    0C Initialize cache to POST values
    0E Initialize I/O component
    0F Initialize local IDE bus
    10 Initialize power management

Software

  • Sistemas operacionais - Os sistemas operacionais também seguem a linha 16 bits, 32 bits e 64 bits. A família da Microsoft é assim Windows XP/Vista/7 possuem versões 32 bits e 64 bits. Alguns versões do Linux também são 32 ou 64 bits, dentre elas o Ubuntu, Suze Connectiva;








































  • Jogos e aplicativos - A partir de 2007, alguns jogos para computador e aplicativos começaram a terem versões 32 e 64bits acompanhando a linha dos sistemas operacionais, pois passaram a serem programados para utilizar o máximo dos recursos disponíveis no hardware. É o caso do jogo 3D "Crysis" da EA Games e do programa AutoCAD da Autodesk.


Ainda nesta linha segue a paleta de cores disponível em programas de editoração gráfica (Corel, Photoshop) e páginas da internet que possuem o mapeamento desta cores em hexadecimal. Veja a edição deste blog onde a cor deseja é indicada em hexadecimal (padrão RGB- vermelho-verde-azul).






4 comentários:

  1. Este blog fornece importantes conhecimentos no que disrespeito à informática.Parabéns Profº pelo magnífico trabalho!!!

    ResponderExcluir
  2. Joedson Victor Ladeia23 de agosto de 2010 às 11:12

    O mundo da informática é muito mais que pensamos, exige inúmeras atividades processadas para que tenhamos um bom desenvolvimento do computador!
    O professor está de parabéns pelo excelente trabalho...

    ResponderExcluir
  3. Acompanhar a modernidade, me parece a forma mais justa de viver ativamente, porque está excluido do mundo da informática nos limita usufruir de uma nova forma de ver e encarar o mundo.

    ResponderExcluir
  4. Joedson Victor Ladeia26 de agosto de 2010 às 15:22

    O mundo técnicoinformacional nos traz novas maneiras de solucionar problemas, agregando essas tecnologias, impostas por esse mundo, na educação
    nos fornece novos métodos de mediar o conhecimento. As aulas de informática, assim como as de desenho geométrico, me possibilita a desenvolver novas formas de aprendizado.

    ResponderExcluir